x edição do festival internacional de órgão ibé...
14/03/2018
x edição do festival internacional de órgão ibérico

Acontece já no próximo dia 17 de março, às 19:00, o primeiro concerto da 10ª edição do Festival Internacional de Órgão Ibérico. A dupla italiana Ubaldo Rosso e Giampaolo Di Rosa dão início ao certame com um dueto de flauta transversal e órgão, num reportório que contará com obras de Vivaldi, Bach e momentos de improvisação.
Num ano onde o órgão ibérico ganha especial destaque na região do minho, a organização destaca o alinhamento em tudo semelhante aos anos anterirores, mas também o sentido de responsabilidade em manter a tradição de um cartaz impar na qualidade musical. O perfil traçado para a 10ª edição do Festival de Órgão Ibérico é internacional com organistas ativos em Portugal, Roménia, Itália, Polónia, Eslováquia e Alemanha.
Nos oito concertos possíveis de assistir nesta edição do FIOI há ainda nomes como o romeno Felician Rosca (14 de abril), o italiano Paolo Bougeat (19 de maio), os alemães Władysław Szymański (16 de junho) e Franz Hauk (22 de setembro), o eslováco Stanislav Surin (21 de julho), o “nosso” residente Giampaolo Di Rosa (20 de outubro) e Giulia Biagetti (31 de outubro). Entre organistas antigos, o FIOI olha também para os novos compositores que abraçam este instrumento de verdadeira qualidade sonora pela primeira vez nas suas carreiras.
 
Os concertos do Festival Internacional de Órgão Ibérico contam todos com entrada livre e têm sempre início às 19:00 na Igreja do Convento Santo António dos Capuchos, junto ao Paço dos Duques de Bragança.